Psicopedagogia

Psicopedagogia é a ciência que une a pedagogia e a psicologia, permitindo entender que o processo de aprendizagem de um indivíduo engloba aspectos ambientais, orgânicos e emocionais. Para a psicopedagogia, cada indivíduo é único e perceber a forma como ocorre o aprendizado é muito benéfico, afinal, estamos aprendendo a todo momento.

 

Onde a psicopedagogia atua?

A psicopedagogia pode atuar em hospitais, empresas, escolas e em clínicas. Para cada local, há uma abordagem específica. Sempre buscando entender as necessidades e limitações de cada pessoa, que podem ser, por exemplo: dificuldades de aprendizagem, dificuldades de organização escolar, transtornos de aprendizagem e transtornos de desenvolvimento.

 

Psicopedagogia para crianças:

Na infância, em que a escola é o local de maior interação, é possível perceber algumas dificuldades das crianças, como manter a atenção por muito tempo, se concentrar para realizar uma atividade, interpretar um texto, organizar uma conta matemática ou utilizar a agenda. Quando essa dificuldade não é amenizada pelas estratégias da criança e da família, a busca pela psicopedagogia ocorre para que, utilizando as melhores técnicas, seja possível amenizar as dificuldades encontradas.

Muitas vezes, ocorre o encaminhamento para outros profissionais a fim de avaliar e diagnosticar um transtorno. Neste momento, a conduta psicopedagógica se faz mais necessária ainda, pois é a partir da psicopedagogia que ocorrerá a reabilitação para que a criança tenha possibilidade de ter uma vida normal.

 

Psicopedagogia para adultos:

Quando, na infância, temos dificuldades escolares e não procuramos auxílio de um profissional, essas permanecem na vida adulta e podem prejudicar a vida profissional. A psicopedagogia para adultos tem como objetivo tratar, auxiliar, minimizar e sanar esses processos trazidos da vida infantil.

 

Psicopedagogia para a terceira idade:

Com o passar do tempo, a falta de estímulos pode causar distrações, problemas de memória e baixa autoestima, portanto, envelhecer com saúde é a melhor escolha. Pensando nisso, um profissional de psicopedagogia pode fazer estimulações cognitivas, minimizando degenerações cerebrais

Nenhum produto no carrinho.